segunda-feira, 23 de junho de 2014

Barracada no exame de Geografia A

Não sei bem porquê, mas não se falou da "barracada" da aplicação do sistema "coloradd" ao exame nacional de Geografia. Supostamente serviria para permitir aos daltónicos distinguir cores nos mapas que se apresentam na prova, só que... os autores da prova não sabem aplicar uma ideia tão simples, barracada!
Pode verificar-se a nabice em "http://cdn.gave.min-edu.pt/files/557/EX-GeoA719-F1-2014-V1.pdf" , endereço que dá acesso à prova onde qualquer pessoa pode ver que pelo menos os grupos 1, 2, e 4 não podem ser devidamente resolvidos por daltónicos.

O "Público" de 27/3/2013 dizia: 

"A Direcção-Geral da Educação assinou nesta quarta-feira, juntamente com o Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) e a empresa ColorADD, um protocolo que visa a integração do código internacional para daltónicos nos enunciados dos exames nacionais.
“O código vai ser aplicado em provas com mapas, gráficos ou representações de elementos em que a cor seja um elemento de identificação essencial. Nos exames do 4.º, 6.º e 9.º ano não há esta necessidade”, explicou o director do Gave, Hélder Sousa, depois da cerimónia protocolar. Isto significa que o código será usado nos exames do secundário das disciplinas de Geografia, Economia, Física e Química, Biologia e Geologia e História.

Muita "cagança"... pouca cabeça

É o país que temos

Ainda gostava de saber se pagamos alguma coisa por essa utilização...